top of page

Será que todo remédio é medicamento?


ree

Não! Nem todo remédio é medicamento, sabe por quê?

Remédio é qualquer coisa que você usa para aliviar um desconforto. Vou te dar um exemplo: você está resfriado e toma um antigripal para aliviar os sintomas, isto é um medicamento. Ao mesmo tempo que você pode fazer um chá, usar um óleo essencial, fazer uma vaporização, aumentar sua hidratação e isso tudo é remédio. Partindo deste princípio dizemos que todo medicamento é remédio, mas nem todo remédio é medicamento, visto que para ser considerado medicamento esse produto precisa ser industrializado e testado para fins curativos, paliativos ou diagnóstico.


Já remédio pode ser aquele chazinho gostoso, um abraço, uma conversa, o contato com a natureza, os óleos essenciais, os florais, e tantas outras coisas, pessoas, animais, atitudes que podem ser remédios para você, vão te trazer bem-estar e aliviar um incômodo.

Por conceito temos:

- Medicamentos alopáticos: combatem as doenças produzindo um efeito contrário aos sintomas (ex: para a febre você toma algo que vai baixar sua temperatura corporal);

- Medicamentos homeopáticos: sim a homeopatia é uma medicina! Aqui a cura se dá pelo semelhante (ex: para tratar uma amigdalite se usa uma substância que se fosse usada em uma pessoa sadia causaria uma irritação/inflamação na garganta);

- Medicamentos fitoterápicos: produto industrializado à base de planta que foi testado e comprovado sua eficácia;

- Medicamentos manipulados: são medicamentos feitos em pequena escala, de uso exclusivo para o paciente produzido à partir de uma receita médica.


Já os remédios além de tratar o corpo físico que está doente, podem tratar suas emoções, sentimentos, seu espírito, pois atuam também de maneira energética através de física, por que vocês sabem que nosso corpo não trabalha somente com química, não é mesmo? Ouvir, ver, sentir tem relação com a física, com propagação de ondas. Então os remédios vão trabalhar as energias antes acumuladas ou até mesmo mal-usadas que acabam levando ao adoecimento. De maneira prática com os eletrodomésticos ou outros eletrônicos se a energia, ou seja, a voltagem não estiver correta podem ocorrer danos ao equipamento, e conosco não é  tão diferente.


Eu como farmacêutica e terapeuta floral faço uma analogia dizendo que os florais atuam como um filtro de linha, ou um estabilizador que usamos em nossos equipamentos eletrônicos, eles estabilizam a tensão energética, diminuem a interferência e os ruídos, deixando essa energia mais limpa para ser melhor utilizada! Trazendo nosso organismo para o equilíbrio podemos tratar doenças e assim ter saúde plena. Ainda falaremos mais sobre isso, saliento que as pessoas que precisam dos medicamentos para tratar distúrbios do corpo físico nunca devem abandonar o tratamento sem conhecimento do médico, mas todas as terapias integrativas são remédios, grandes aliadas de nossa saúde e são complementares ao tratamento em curso.

Comentários


bottom of page